No Ar; Paty News – Gravidez

Olá internautas do Televizão! Eu, Paloma Silva, estou aqui mais uma vez para comandar a coluna “Paty News”.

Conceito

A gravidez é o estado de desenvolvimento de um embrião ou feto dentro do corpo feminino. Para que uma mulher engravide, é necessário primeiro que ocorra a fecundação, ou seja, o encontro bem sucedido entre espermatozoide e óvulo e a união dos cromossomos, criando uma célula chamada zigoto. Apenas quando o zigoto – após divisões sucessivas – alcança o endométrio (o revestimento interno do útero) é que ocorre a gravidez.

Curiosidades

A duração da gravidez varia de acordo com as espécies. Em geral, animais maiores têm gestações mais longas, já que ocorrem mais divisões celulares. O tempo de gestação nos elefantes, por exemplo, pode chegar a 24 meses, e o filhote pode nascer com quase 100 quilos.
O menor tempo de gestação fica por conta dos musaranhos, cujos filhotes nascem entre 18 e 28 dias após a fecundação pesando pouco mais de dois gramas e sendo menores do que uma abelha.

Doenças relacionadas

– Aborto espontâneo

– Anemia

– Asma

– Depressão

– Depressão pós-parto

– Diabetes gestacional

– Distúrbios da tireoide

– Endometriose

– Escoliose

– Flatulência

– Gengivite

– Gravidez ectópica

– Hemorroidas

– Hepatite C

– Incontinência urinária

– Infecção do trato urinário

– Infertilidade

– Mastite (infecção da mama)

– Pneumonia

– Pré-eclâmpsia

– Sarampo

– Trombose

– Sífilis

– Vaginite

– Varizes

– Câncer do endométrio

A gravidez é necessário que o óvulo, gameta feminino, seja fecundado pelo espermatozoide, gameta masculino. O resultado dessa fecundação dá origem ao zigoto, que após várias mitoses se transforma no embrião. Quando esse embrião chega ao útero, ele se fixa na parede uterina em um processo que conhecemos como nidação, que ocorre geralmente no 7º dia após a fecundação. Assim que ocorre a nidação, tem-se o início da gravidez, também chamada de gestação. Na espécie humana, a gravidez dura aproximadamente nove meses ou cerca de trinta e nove semanas.

Tipos

A gravidez gemelar é a condição em que a gestante carrega dois ou mais fetos simultaneamente. As crianças que dividem a barriga materna são chamadas de gêmeos.
Gêmeos bivitelineos são formados a partir de dois óvulos fecundados que se desenvolvem na maioria das vezes em placentas distintas. Têm características físicas diferentes e podem ser de sexos diferentes
A gravidez de gêmeos idênticos acontece quando um óvulo é fecundado e se divide nos primeiros dias após a fecundação, geralmente dividindo a mesma placenta. Gêmeos xifópagos (siameses) são formados a partir de um mesmo zigoto que não se divide por completo ou embriões que se “colam” nos primeiros estágios da gravidez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s