Globo exporta mais quatro novelas para o Uruguai; confira quais

A Globo e a Teledoce, maior emissora de TV do Uruguai, acertaram a exportação de mais quatro novelas brasileiras, as quais serão exibidas ao longo deste ano.
O canal, que vem se destacando com “A Vida da Gente” e “Araguaia”, confirmou para o decorrer de 2013 os seguintes títulos: “Avenida Brasil”, “Morde & Assopra”, “Gabriela” e “Cheias de Charme”. O anúncio foi feito por meio de um clipe exibido na programação da emissora nesta semana, o qual também contou com a divulgação de tramas de outros países.
“Avenida Brasil” (2012) teve o maior espaço no anúncio das novidades. A história de Carminha (Adriana Esteves), Rita (Débora Falabella) e Tufão (Murilo Benício) é um grande sucesso em Portugal e gradativamente ganha espaço em outros países. A autoria é de João Emanuel Carneiro, com direção-geral de José Luiz Villamarim e Amora Mautner, com núcleo de Ricardo Waddington.
Já “Morde & Assopra” (2011) terá no Uruguai uma de suas primeiras experiências no exterior. No país, o nome da trama foi adaptado para “Dinosaurios & Robots” (“Dinossauros & Robôs”, nome o qual chegou a ser cogitado no Brasil). Apesar de ter alcançado expressiva audiência em Portugal, a novela de Walcyr Carrasco não recebeu tanto destaque por parte da própria Globo em seu portfólio de produções.
Dentre as razões para isso está o fato de que “Morde & Assopra” tenha sofrido várias alterações em seu texto para elevar seus índices de audiência, fazendo com que a linearidade fosse comprometida. Outra razão é o papel de Adriana Esteves como protagonista. Como ela também tem um personagem de grande destaque em “Avenida Brasil”, a ideia é concentrar os esforços na comercialização da trama de Carneiro.
“Morde & Assopra” tem direção-geral de Pedro Vasconcellos e direção de núcleo de Rogério Gomes.
“Gabriela” (2012) também está na lista de novelas que a Teledoce transmitirá neste ano. Texto de Walcyr Carrasco e adaptado do original de Jorge Amado, a história tem Juliana Paes como protagonista.
Embora tenha sido exibida em um esquema diferenciado, com apenas 77 capítulos, a produção alcançou expressivos índices de audiência no Brasil e foi considerada um grande fenômeno em Portugal, chegando a números que há anos não eram marcados por um folhetim brasileiro.
“Gabriela” é um trabalho com a direção-geral de Mauro Mendonça Filho e núcleo de Roberto Talma.
Por fim, “Cheias de Charme” (2012) tem desembarque confirmado no Uruguai para os próximos meses. A trama é de autoria dos então estreantes Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, com supervisão de texto de Ricardo Linhares.
No Uruguai, o folhetim que retratou o cotidiano das empregadas Rosário (Leandra Leal), Penha (Taís Araújo) e Cida (Isabelle Drummond) levará o nome de “Encantadoras”.
Atualmente “Cheias de Charme” está indo ao ar em Portugal. Embora sua audiência esteja longe da que é marcada por “Avenida Brasil” e da alcançada por “Gabriela” (cerca de 8 pontos ante 14 da primeira e 16 da segunda), os números são considerados razoáveis para o horário em que vai ao ar.
“Cheias de Charme” é uma novela de direção-geral de Carlos Araújo e direção de núcleo de Denise Saraceni.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s