‘Eu me preparei para uma guerra’, diz Nanda Costa sobre fazer sua primeira protagonista

Em meio à correria das gravações dos últimos capítulos de “Salve Jorge”, Nanda Costa arrumou um tempinho, na última terça-feira, para fazer um balanço de sua primeira experiência como protagonista de novela. Em entrevista ao EXTRA, a atriz que deu vida a Morena fala sobre como encarou o desafio, do que aprendeu com ele, da química com Nanda Costa e de como será se despedir desta história.

Que balanço faz de seu desempenho como protagonista?

Nanda — Quando soube que seria protagonista, todo mundo me avisava que não seria fácil. Eu me preparei para uma guerra. Sou dedicada, estudiosa, um pouco CDF (risos). Tinha um volume gigante de trabalho pela frente e estava focada, então não sobrou tempo para me preocupar com o tamanho da responsabilidade. Senti no começo uma certa desconfiança, uma certa resistência das pessoas que não conheciam meu trabalho. Foquei em não me dispersar e contar essa história da maneira mais verdadeira possível. O público se sente meio técnico de futebol, cada um quer dar um palpite, é assim mesmo. O jogo foi virando no decorrer da novela. Confiei totalmente no texto da Glória. Morena é uma personagem guerreira, cheia de nuances. Tive grandes parceiros de cena. Dira Paes foi uma pessoa extremamente importante nesse desafio. Me cobro muito, sempre acho que podia ter feito melhor. Fazemos um longa a cada dois dias, aprendi muito.

O que vai levar da experiência de viver a Morena para a vida?

Nanda — Toda personagem prepara a gente para uma próxima. Foi assim, por exemplo, com a Jéssica do filme “Sonhos roubados”, que acabou me preparando para Morena, já que tinha um universo um pouco parecido.

Gloria Perez aponta você como um tiro certeiro, e não uma aposta que deu certo. Também já tinha essa certeza?

Nanda — Meu comprometimento é sempre o mesmo, seja o papel pequeno ou grande. Eu não me acomodo. Claro que assusta o rótulo “protagonista”, mas nunca penso “sou protagonista” e, sim, “estou protagonista”. Se eu tivesse parado para pensar na dimensão ficaria assustada e insegura. Então busquei estudar, chegar na hora e com o texto decorado.

No início, houve críticas a sua escalação. Te abalou?

Nanda — É como uma música que a gente gosta. Se eu tiver que escolher entre uma música que amo e uma que nunca ouvi é natural que queira ouvir a que amo, mas posso me surpreender com a nova. Temos um pouco de resistência a novidades porque pode ser que não gostemos. Tirei força do desafio. Ouvir gente dizendo que eu não ia dar conta acabava me estimulando a querer fazer melhor.

O que mudou na sua vida o fato de fazer uma protagonista?

Nanda — Não tive tempo de fazer outras coisas por conta do volume de trabalho. A rotina mudou completamente. Acordar cedo, ir trabalhar, chegar em casa para assistir e ver o que funcionou, analisar as cenas e ainda decorar o texto. Sou muito caseira. Gosto de receber amigos, ouvir música, fazer saraus. Então não me senti tão exposta porque não saí tanto de casa. Me perguntam se o assédio incomoda e acho que me incomodaria se não tivesse assédio, já que estou fazendo uma protagonista da novela das nove. A partir do momento que topei contar essa história quero mais que as pessoas me reconheçam, peçam para tirar foto, porque é resultado do meu trabalho. O que me incomodou muito, principalmente no começo, foi ouvir comentários ou ler coisas na internet que não aconteceram.

A química com o Rodrigo Lombardi chamou atenção desde o início. A que se deve essa sintonia?

Nanda — A gente se dá muito bem fora do set, então acho que passamos a leveza, a alegria e admiração que temos um pelo trabalho do outro. Química é resultado de parceria e generosidade. Depende da combinação dos dois envolvidos. Não acredito nessa expressão “roubar a cena”. Não pode um só se destacar, se não a história não está sendo contada. Não jogo ping pong, jogo frescobol. Não quero marcar ponto.

Que cena destacaria como a mais emocionante para você até agora?

Nanda — Uma cena que me marcou muito foi o despejo da Lucimar (Dira Paes). Porque Morena estava num momento superfeliz, ia se casar com Théo (Lombardi). Quando ela volta alegre e vê tudo jogado e espalhado pela rua, a mãe naquele desespero e tristeza… Doeu. Pensei em tanta gente que passa por isso, que já tem tão pouco e perde tudo. Foi aí que ela resolveu aceitar a proposta de ir para a Turquia e a vida dela tomou outro rumo.

A relação com Júnior (Luiz Felipe Mello) parece ter extrapolado a ficção: você teve peso importante na escolha do Luiz Felipe, e pelas fotos e declarações de vocês dá para perceber o carinho que surgiu entre vocês. Já tinha tido uma relação assim com uma criança? Despertou em você a vontade de ter filhos?

Nanda — Amo criança. Acho que elas têm uma energia, uma pureza, uma sinceridade… Não têm tanto filtro social, falam muita verdade. Lipe é um príncipe, verdadeiro, carinhoso. Retoco a maquiagem e ele fala “já tá linda”. Isso é um carinho para a alma. Desde que o vi pela primeira vez, falei: quero esse menino para ser meu filho. Sem dúvida quero ser mãe, mas um filho de cada vez (risos).

Como foi a repercussão nas ruas durantes esses sete meses?

Nanda — Ouvi muito “esse cara sou eu”. Muitas senhoras se identificando com o sentimento da Lucimar, perguntando “quando você vai ficar com Théo?”. Elogiaram as surras na Wanda (Totia Meireles) e na Lívia (Claudia Raia), me perguntaram muito se eu era da comunidade e se o Lipe era meu filho de verdade.

Como vai ser deixar a Morena? Vai ser difícil se desligar?

Nanda — Ela é minha companheira, está há um ano comigo 24 horas. Vou sentir muita falta, terei que preencher esse espaço com novidade

EXTRA

Deixe um comentário

